Processo e equipamento para granulação de hexahidrato de cloreto de magnésio

Hexahidrato de cloreto de magnésio é um tipo de cristal único, sem cor, e a sua densidade relativa é de cerca 1.569 enquanto a taxa de ponto de fundição é de 116-118℃. É solúvel em água e etanol, e pode absorver água do ar facilmente. Quando é aquecido, a água cristalina e cloreto de hidrogénio são removidos, e o óxido de magnésio é produzido.

Significado de granulação
1. Materiais granulares são mais adequados para a produção industrial, e podem melhorar o desempenho do produto, bem como o valor comercial.
2. Grande quantidade de hexa-hidrato de cloreto de magnésio é muito provável para a entrada de ar, de modo que o requisito de armazenamento ambiente deve ser muito rigoroso. Caso contrário, a perda económica direta será gerada.
3. Hexahidrato de cloreto de magnésio em forma de pó, flocos ou granel irregular não se compara com o produto estrangeiro. No entanto, os grânulos de forma regular são muito competitivos no mercado mundial.
4. O método de granulação por correia de aço rotativo que é usado é adequado para melhorar as condições de operação do local de produção, e o teor de poeira durante a granulação, processos de embalagem e transporte são efectivamente controlados.

Introdução técnica do principio de trabalho de granulação por correia de aço rotativo
Materiais com baixo ponto de fusão (normalmente dentro de 40~250℃) possuem fluidez sob as condições de fusão, e estão no estado sólido a temperatura ambiente. Quando a temperatura está acima do ponto de fusão, a viscosidade e tensão da superfície do material muda com a temperatura. Se o líquido de fusão intermitentemente cai sobre a placa plana, as gotas terão formas hemisféricas devido ao efeito de tensão de superfície, e depois arrefece para formar grânulos sólidos hemisféricos.

O nosso granulador de materiais derretidos em esferas, tiras e folhas com correia de aço tipo CF é constituído principalmente por quatro partes que são distribuidor, sistema de transporte por correia de aço, sistema de refrigeração por pulverização bem como sistema de controlo (temperatura e velocidade ). Os materiais derretidos são continuamente alimentados no distribuidor que é controlado a uma temperatura constante, depois os materiais caem na correia de aço sob a forma de gotas intermitentes depois da pressurização, e as gotas estão dentro da largura de aço fundido. A correia de aço move a uma velocidade constante sob o distribuidor, e o dispositivo de arrefecimento por pulverização atomizado está sob a correia de aço. Dessa forma, os materiais na correia trocam de calor através da correia de aço fino, e são arrefecidos e solidificados durante o movimento. Dessa forma, grânulos acabados regulares em forma hemisférico são obtidos. De acordo com os requisitos de materiais e a forma desejada, o distribuidor contém diferentes tipos incluindo tipo de gota intermitente, tipo de faixa contínua assim como tipo de transbordamento de largura total, e são usados para fabricar produtos com formato hemisférico, forma de tira e forma de flocos respectivamente.

Unidade do processo
A máquina de granulação por condensação em correia e aço tipo CF é usada, e materiais quentes fundidos que têm temperatura adequada para granulação são transferidos a partir do tanque de armazenamento de líquido quente de filtro para remover as impurezas. Em seguida, os materiais são movidos no distribuidor de rotação com a ajuda da bomba de dosagem, e são rapidamente e uniformemente deixados sobre a correia de aço do distribuidor. A correia de aço é usada para refrigerar, solidificar e transportar os materiais. Durante todo o processo, todo o oleoduto e acessórios de oleoduto incluindo válvula, filtro, bomba, e outros a partir do tanque de armazenagem de líquido para a entrada do distribuidor, requerem aquecimento e controlo de temperatura para assegurar a condição estável de materiais.

Casos de aplicação e dados relevantes
Em Julho de 2001, o ensaio piloto do nosso produto foi realizado em Jincheng Chemical Plant em Dalian de acordo com a configuração e fluxo acima. O ensaio piloto foi de muito sucesso, e isso significa que uma grande ruptura foi feita através do processo de granulação de grandes partículas de hexa-hidratado de cloreto de magnésio. Os principais parâmetros de produção são os seguintes
1. Modelo do equipamento principal: CF1.5
2. Área de arrefecimento eficaz : 16.6m2
3. Potência total de granulação: 11.0kW
4. Consumo de água circulante : 20T/h
5. Temperatura do material de granulação: 130~135℃
6. Temperatura de descarga de grânulos de cloreto de magnésio: ~45℃
7. Temperatura de entrada de água de arrefecimento: ≤30℃
8. Tempo de cura (incluindo o processo de pré-arefecimento): 12 segundos
9. Tempo de arrefecimento (temperatura de descarga é de 45℃): 17 segundos
10. Capacidade de produção de máquina simples: 2500kg/h.

Comparação com outros métodos
Actualmente o método mais comummente usado para a granulação de hexa-hidratado de cloreto de magnésio na China é a granulação em tambor rotativo convencional, e as suas principais desvantagens estão listadas abaixo.
1. O granulo acabado tem formato irregular que tem uma má influência sob a aplicação, de modo que o produto acabado é menos competitivo.
2. Poluição da poeira é séria, e a condição de produção é áspera.
3. A parede do cilindro é demasiado espesso, resultando em péssima troca de calor, de modo que a capacidade de produção é limitada.
4. A parte prescindível inclui tambor que é o componente principal da máquina, onde o custo de gestão e manutenção são elevados.

Tratando-se de torre de granulação, o processo de granulação é muito complicado e o investimento em equipamento é elevado. Dessa forma, não é adequado para pequena ou média escala de produção.

Maiores factores que afectam a qualidade de granulação
1. Temperatura do material. A temperatura do material tem influência directa sobre a capacidade de produção de equipamento de granulação. Isso significa que a diferença de temperatura entre a temperatura do material, antes da granulação e seu ponto de fusão ou ponto de amolecimento, e quanto maior for a diferença de temperatura, menor será a capacidade de produção. Assim, para os materiais que têm diferença de temperatura relativamente grande, a troca de calor para os materiais podem ser aplicados antes da granulação para baixar a temperatura a fim de fazer o uso total da capacidade de produção.
2. Propriedade do material. Materiais com propriedades diferentes apresentam desempenhos de granulação diferentes. Os parâmetros físicos que influenciam o preocesso de granulação e qualidade inclui principalmente o ponto de fusão, (ponto de amolecimento), densidade, coeficente de transferência de calor, calor específico, propriedade de cristalização, viscosidade, tensão da superfície líquida, etc. Viscosidade e tensão de superfície afectam principalmente a qualidade do formato, e outros factores desempenham um papel importante na capacidade de produção influenciando a velocidade de arrefecimento e solidificação dos materiais. De um modo geral, o ponto de fusão mais elevado, ampla densidade e coeficiente de transferência de calor, resulta em menor calor específico e em maior capacidade de produção ou vice versa.
3. Viscosidade (ou tensão de superfície) e temperatura. Se o material tiver uma maior viscosidade e tensão de superfície correspondente à temperatura, os grânulos hemisféricos serão roliços. Caso contrário os grânulos serão planos. Para materiais comuns, a viscosidade do material fundido diminuí com o aumento da temperatura.

As propriedades físicas do material específico são intrínsecas que não pode ser alterado por nós. Os únicos factores que podemos escolher, controlar e ajustar são a temperatura do material e o parâmetro estrutural do distribuidor, tais como parâmetros de alimentação bem como distribuição de pressão. Se os parâmetros estruturais do distribuidor são muito razoáveis, temperatura do material é o parâmetro de operação mais importante para garantir a qualidade e capacidade de produção. Assim, a temperatura de granulação específica para diferentes materiais é a parte chave para máquina de granulação e condensação da correia de aço tipo CF.